São
Jerônimo no seu estúdio
Foi
São Jerônimo quem, no século IV d.C., traduziu a
bíblia do hebreu e do grego para o latim, sendo este o idioma
vigente na Roma de sua época. Messina o representou em meio a
livros, como um pensador intelectual humanista.
O aspecto eremita, também vinculado à imagem deste santo,
não está aqui destacado. O artista preferiu mostrar São
Jerônimo como um estudioso tipicamente renascentista,
sentado em sua escrivaninha, concentrado em seu estudo, em um ambiente
claro, cheio de aberturas para o mundo natural e povoado por animais.
O leão, por exemplo, é um animal que geralmente acompanha
as representações de São Jerônimo e está
aqui dissimulado, quase só aparecendo sua silhueta (no corredor
ao fundo, canto direito da imagem).
Messina concilia a dimensão reduzida da obra de arte, freqüente
na Escola
Flamenga,
com a concepção de amplitude espacial das composições
italianas. Desta forma, ele consegue nos apresentar, em uma obra de
tamanho reduzido, a idéia de monumentalidade recorrente no classicismo
renascentista. Esta é apenas uma das formas que este artista
encontrou de mesclar tendências provindas do norte e do sul europeu
do século XV e, com isso, traçar uma linguagem artística
muito particular.
São Jerônimo está colocado sobre um tablado com
estantes de madeira, dentro de uma estrutura arquitetônica monumental
gótica.
Os objetos e animais que estão ao redor do santo foram executados
de forma primorosa e naturalista
- características comuns na arte flamenga. Por outro lado, a
exatidão no uso da perspectiva
linear, que fica evidente no chão ladrilhado com motivos geométricos,
denuncia o olhar cientificista deste artista italiano.
A luminosidade difusa é outro elemento que nos remete à
arte dos Países
Baixos.
Através do contraste de luz e sombra, combinado com a tonalidade
quente de suas cores, Messina nos mostra um ambiente mágico e
acolhedor. Desta mesma forma, o artista dissimula sua organização
simétrica do espaço compositivo, quebrando em parte a
rigidez que uma composição com tão forte presença
de motivos arquitetônicos deveria ter.
Esta
obra foi retrabalhada digitalmente e incorporada (ver Apropriação)
para A Mansão de Quelícera. Ela foi manipulada
a tal ponto que perdeu completamente o caráter monumental e amplo
de seu original, preservando e intensificando o caráter intimista
da tradição flamenga - para o jogo, este estúdio
foi transformado em
Despensa. Para chegar nesse ambiente, o jogador tem que enfrentar o
desafio da corrida contra as facas a partir da Cozinha.
Ainda, São Jeronimo aparece estudando na
Biblioteca da Mansão.
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veja a imagem no jogo
Atualização
em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador