Você conhece a origem do nome Casthalia?

Casthalia (ou Castália) é o nome de uma fonte antiga que fica em Delfos/Grécia, próxima ao templo de Apolo. Ela é conhecida pelo poder inspirador de suas águas. Na Antiguidade, beber desta fonte permitia às Pítias proferir os enigmáticos oráculos de Delfos.

 


Adoramos criar SERIOUS GAMES
e outros dispositivos envolventes e educativos


Somos apaixonados por proporcionar experiências marcantes!
Partimos ‘problemas’ trazidos por nossos parceiros, considerando o contexto institucional, social e cultural em pauta. Desenvolvemos soluções que tenham impacto e provoquem mudanças no modo de ser e viver dos jogadores. Buscamos embasamento em pesquisas, tanto as que realizamos quanto do campo de Games Studies, e em soluções de referência [como as selecionadas em festivais como Games for Change e Fun & Serious Game].

Temos experiência com:
os públicos infantil, jovem e adulto; pessoas familiarizadas ou não com o uso de computadores e outros dispositivos digitais; contextos de Educação Formal (escolas) e Não-Formal (como museus e ambientes de trabalho); conteúdos científicos, artísticos, técnicos, socioambientais, de mudança de comportamento, entre outros.


O que fazemos

topic 1 Formação e orientação de estudantes de áreas envolvidas nos processos de pesquisa, design, produção e desenvolvimento de serious games.

topic 1 Etapa de pré-produção - concepção e documentação (como Game Design Document e roteiro técnico); concept art; pesquisa de referências, conteúdo e avaliação de padrões de linguagem adequados ao público-alvo.

topic 1 Etapa de produção - direção de criação; produção de imagens, animações, áudios e textos para a tecnologia; desenvolvimento; avaliação heurística e de usabilidade.

topic 1 Etapa de pós-produção - implantação; avaliação do produto a partir de aplicação com coleta e análise de dados.


Fundado em 2000

O estúdio Casthalia faz parte da primeira geração de empresas brasileiras dedicadas à produção de jogos digitais (games). Integrou o polo SC-Games em seu início. Optou por atuar num segmento específico: criação e produção de serious games para contextos específicos. Assim, construiu seu diferencial: saber articular pesquisa e desenvolvimento para gerar soluções consistentes e inovadoras em Educação.


Em destaque

Somos autores de jogos recomendados pelo Ministério da Educação: 'A mansão de Quelícera' (implantado na rede de ensino estadual de Sta. Catarina) e 'Mata Atlântica: o Bioma onde eu Moro' (inovador por introduzir a tecnologia multimouse no Brasil). Temos jogos adotados como base de pesquisa acadêmica, na graduação e na pós-graduação de diferentes universidades brasileiras. Também fomos selecionados para festivais, no plano nacional (SBGames) e internacional (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica/FILE).


Onde estamos

Casthalia tem sede em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Contudo, trabalhamos em diálogo com pesquisadores de game studies e desenvolvedores localizados em diversas regiões do Brasil. Portanto, transitamos para atender as demandas próprias de cada projeto.


Quem fundou e dirige

Ana Beatriz Bahia
Diretora de criação no estúdio Casthalia. Fez Bacharelado em Artes Plásticas (UDESC), quando começou seu percurso artístico [ver obras], e Doutorado em Educação (UFSC), com pesquisa sobre serious games produzidos por museus de arte [ler tese]. Sua experiência com criação e produção de tecnologias educacionais não se limita aos jogos digitais e animações, inclui ambientes e materiais para EaD. Também atua como docente no ensino superior, publica artigos acadêmicos e ministra oficinas e palestra em eventos, sempre permeando as áreas de Educação, Arte e Tecnologias Digitais.
Currículo Lattes
LinkedIn


Antonio Vargas
Antonio é graduado em Artes Plásticas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil), tem doutorado em Belas Artes (Universidade Complutense de Madri, Espanha). Ele é professor do Centro de Artes da UDESC e atua como parceiro em projetos da Casthalia, além de atuar na gestão do ensino superior, como pesquisador em grupo cadastrado no CNPq e como artista visual.
Site com a produção artística
Currículo Lattes
LinkedIn