Teto
da Capela Sistina (pormenor: Profeta Joel)
Em
1508 Michelangelo foi incumbido pelo Papa Julio II de pintar a cúpula
da Capela
Sistina.
Ele relutou em aceitar a encomenda por considerar-se um escultor e não
um pintor, e é visível nesta obra a transposição
da sua linguagem de escultor para a de pintor. A composição
é monumental, as figuras humanas são ressaltadas em seus
contornos e volume escultural, enquanto as paisagens são tratadas
com menor importância. Um dos motivos pode ter sido o fato de
Michelangelo ter utilizado os desenhos do projeto do túmulo do
Papa como base para esta obra.
O que encontramos aqui não são apenas imitações
das formas naturais, mas uma idealização delas na busca
de um modelo de beleza clássica. Mesmo partindo de estudos exaustivos
e minuciosos sobre o corpo humano, o Belo em Michelangelo já
mostra um caráter incorpóreo e espiritualizado, caminho
para a contemplação do divino. Com a dramatização
nas cenas, o vigor dos corpos se contorcendo e a originalidade da abordagem
do tema percebem-se traços anticlássicos em Michelangelo,
o início da desintegração dos cânones da
Renascença
(ver Hall).
A obra foi concebida como uma composição única
que apresenta, cenas do Antigo Testamento, como A Criação
de Adão, A Expulsão do Paraíso e O
Dilúvio. Nela também encontramos sibilas e profetas
do Antigo Testamento, que profetizaram a vinda de Cristo. Os profetas
são representados como homens e mulheres em postura meditativa,
lendo, discutindo ou escrevendo. Entre eles está o profeta Joel,
que viveu no século VIII a.C., lendo inscrições
em um filactério que ele tem nas mãos. No cânon
bíblico, é o segundo dos profetas menores do qual ainda
temos conservado escritos.
O
nome Joel significa "Iavé é Deus". Seu livro
de profecias, de apenas três capítulos, focaliza o fim
dos tempos e o Juízo Final, tendo um caráter essencialmente
apocalíptico. Tal tema esteve menos presente na arte italiana
do que na arte setentrional da época - em artistas como Bosch
e, depois, Bruegel - mas
tornou-se recorrente no final da vida de Michelangelo, principalmente
na obra Juízo Final.
Este é o fragmento da obra encontra-se "colado" (ver
apropriação)
em uma das paredes do Salão
de Baile da mansão de Quelícera.
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Atualização
em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador