• Nutrição em jogo

TMC "Nutrição em jogo"


É resultado do projeto "Tecnologia digital de mudança de comportamento: uma aplicação prática do Modelo Transteorético em alimentação e nutrição", concebido pelo Centro de Tecnologia Social do SESI-Santa Catarina, aprovado no Edital SESI-SENAI de inovação 2011, patrocinado pelo SESI nacional e CNPq, realizado pelo SESI-Santa Catarina em parceria com o Laboratório de Educação Cerebral/UFSC, contando com parceiros externos como Ana Beatriz Bahia (estúdio Casthalia), responsável pela produção do roteiro e game design, direção de criação e aplicação piloto do produto (com 200 trabalhadores de indústria parceira, em 2013). O teste gerou resultados positivos e significativos em termos estatísticos, conforme relatado em artigo acadêmico.

¤ "Nutrition at Play: Technology promoting alimentary behavior modification", paper apresentado no 3rd SeGAH - International Conference on Serious Games and Applications for Health, Rio de Janeiro, maio de 2014.

A tecnologia é composta por 12 aplicativos independentes a serem aplicados com periodicidade quinzenal e por material impresso complementar. Dentre os aplicativos, quatro são recursos de avaliação (seguindo os indicadores conhecimento, consumo alimentar e estágio de mudança) e oito são as partes de um health game promotor da mudança de comportamento. O conteúdo nutricional está fundamentado nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde) e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para consumo de frutas, legumes e verduras. A estratégia pró-mudança foi elaborada tendo em vista os processos cognitivos e comportamentais indicados pelo Modelo Transteorético. A interface foi especialmente desenvolvida para o público adulto e não familiarizado com tecnologias computacionais (trabalhador da indústria).