• Atlantic Forest: The Biome Where I Live Atlantic Forest: The Biome Where I Live Atlantic Forest: The Biome Where I Live Atlantic Forest: The Biome Where I Live Atlantic Forest: The Biome Where I Live Atlantic Forest: The Biome Where I Live

Mata Atlântica:
o bioma onde eu moro

É um game educativo sobre a biodiversidade do bioma Mata Atântica em Santa Catarina, criado especialmente para as escolas públicas do Estado e recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) para ser implantado nas escolas de todo o Brasil.

O game introduz a tecnologia multimouse no Brasil, permitindo o uso de múltiplos mouses conectados a um único computador e com jogadores interagindo simultaneamente. Ele ensina sobre a biodiversidade do bioma, englobando os seis ecossistemas que ocorrem no estado, e sensibiliza as crianças para os efeitos sobre a fauna da degradação da flora do bioma. Também desenvolve as habilidades cognitivas de atenção e promove a cooperação entre as crianças.

O projeto foi proposto pelo Laboratório de Educação Cerebral da UFSC, coordenado pelo Prof. Dr. Emílio Takase, com direção de conteúdo de Cristina Santos e de desenvolvimento de Matheus Blank. Foi desenvolvido em parceria com o estúdio Casthalia, responsável pelo roteiro, direção de arte e produção gráfica. Foi financiado pela FAPESC.

topic 1 Site do jogo

topic 1 Baixar o jogo

Publicação Oficial
¤ Guia de tecnologias educacionais do MEC 2013 (PDF).


Mais sobre este game:

¤ "UFSC e Fapesc lançam game gratuito sobre a Mata Atlântica" (Jornal de Ciências SBPC, 20 de março de 2012).

¤ "Apresentação e aplicação do jogo eletrônico educativo “Mata Atlântica: o bioma onde eu moro”" (EDUCASUL, Florianópolis, 2011).

¤ "Game educativo incentiva cooperação entre crianças", reportagem veiculada no portal da UFSC, 8 de fevereiro de 2011.

¤ "Game educativo desenvolvido na UFSC incentiva cooperação entre crianças", (Blog TI Santa Catarina, 9 de fevereiro de 2011).

¤ "Desenvolvimento de game multi-mouse sobre o Bioma Mata Atlântica" (SBGames, Florianópolis, 2010).