Hans
Memling
(1430/35-1494),
Seligenstadt – Alemanha.
Mesmo
sendo alemão, Memling passou a maior parte da vida na região
dos Países
Baixos, passando por Bruxelas e depois Bruges, onde tudo
indica que foi discípulo de Weyden.
No geral, Memling manteve-se dentro dos padrões estilísticos
de Weyden. Ele buscava uma harmonia tranqüila no uso de cores e
formas simples, procurava pintar sem grandes ousadias na concepção
formal. Pode-se perceber, no entanto, diferenças marcantes entre
um e outro. Em Weyden, há uma preocupação com o
dramático, suas obras são carregadas de apelo emotivo,
enquanto em Memling há uma suavização dessa dramaticidade.
O que predomina nos inúmeros retratos de Memling é a contenção
emotiva do personagem e a manifestação de uma delicada
sensibilidade. Tal aspecto pode estar relacionado com a mudança
dos referenciais culturais do contexto de um artista para o outro, uma
vez que no contexto histórico de Weyden, a moral da fé
cristã estava presente em toda a sua intensidade; já Memling
viveu um momento em que a cultura moderna secular estava se consolidando
e suplantando a antiga moral cristã. Tanto é que, nas
menos numerosas obras religiosas de Memling, a dramaticidade mostra-se
presente de uma forma contrastante com a sutil sensibilidade de suas
imagens de tema secular, como pode ser observado em A virgem em lamentação
(acervo do Museu de Artes de São Paulo >>>
acesse o MASP).
Tal sensibilidade também pode ser vista na obra Quadro
de flores marianas, tela que tem em seu verso o retrato
de um jovem burguês. Essa obra mostra-nos algumas das principais
marcas da arte flamenga: a ênfase nos detalhes, o estudo aprofundado
das cores, a perfeita representação de materiais nobres
(tecidos, pedras, pêlos) e o brilho diferenciado das superfícies.
Pela primazia de sua pintura, Memling foi bastante reconhecido em meio
à tendência estilística do Gótico
Tardio e recebeu inúmeras encomendas de retratos burgueses
e pinturas religiosas (arte de tema religioso, ver Claustro),
tornando-se assim um dos homens mais ricos e prósperos de Bruges.
Entre os comerciantes que atendia estavam representantes estrangeiros
dos Medici
e a associação dos comerciantes alemães. A dificuldade
encontrada pelos historiadores para estabelecer uma ordem cronológica
de suas obras deve-se a pouca variação estilística
ao longo de sua vida, e ao fato do artista não datar seus quadros.
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Links para museus e galerias com obras de Memling (em inglês):
http://www.artcyclopedia.com/artists/memling_hans.html
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Boa biografia e banco de imagens (em inglês):
http://www.kfki.hu/~arthp/bio/m/memling/biograph.html
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Site em polonês sobre o artista e lista de sites em várias
línguas: http://www.memling.prv.pl/
Atualização
em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador