Fundado em 2000, o estúdio adotou o nome da fonte Casthalia (Castália), localizada junto ao templo de Apolo, na cidade grega de Delfos. Conhecida pelo poder inspirador de suas águas, na Grécia Antiga as Pítias ali bebiam antes de proferir os enigmáticos Oráculos de Delfos.
Somos apaixonados por projetar experiências significativas, transformar os modos de ser, saber e conviver das pessoas.
Nossos diferenciais
Somos um grupo de artistas com larga experiência acadêmica. Sabemos como explorar os referenciais da Arte e utilizar Pesquisa nos processos de Inovação e Desenvolvimento. De forma descomplicada, desenhamos soluções consistentes e próprias para cada projeto.
Nossos fundamentos
Nossa metodologia de trabalho – lapidada em mais de 20 anos de existência do estúdio – é embasada em conceitos de Jogo (Huizinga, Callois e Gadamer), nos estudos de jogos digitais (Game Studies), na aplicação de princípios de game design (Game Thinking e Gamification) e em estratégias pedagógicas como aprendizagem baseada em jogos (Games-Based Learning) e outras metodologias ativas, coerentes com as demandas educacionais da sociedade atual.
Como trabalhamos?
Escutando e dialogando com pessoas implicadas em cada projeto. Assim, buscamos entender o contexto e as necessidades dessas pessoas. A partir daí, elaboramos propostas, protótipos, testes, além da documentação técnica. Também participamos e/ou realizamos a gestão da equipe de produção e desenvolvimento da tecnologia. Por fim, acompanhamos a implantação e avaliamos a efetividade do que foi desenvolvido, tendo em vista os indicadores de qualidade próprios do projeto.
O que 'entregamos'?
Isso depende do que foi alinhado no início do projeto. Pode ser um jogo digital (game), em diferentes tecnologias e para diversas plataformas. Mas pode ser outro tipo de tecnologia educacional (mídias audiovisuais, cursos na modalidade EaD, oficinas presenciais, etc.). Pode ser algo desenvolvido inteiramente em meio digital, ou incluir recursos analógicos também. Mas mesmo quando a 'entrega' não é um game, utilizamos princípios de game design para desenvolver soluções engajantes e marcantes.
No que temos experiência?
Já realizamos projetos, ou prestamos consultorias, para criar soluções educacionais para:
>> Crianças, jovens e, principalmente, adultos;
>> Pessoas pouco familiarizadas com computadores, outras com bom letramento digital;
>> Contexto escolar, museu, ambiente industrial, formação de educadores, entre outros;
>> Promover aprendizagem sobre saúde, meio ambiente, arte, entre outros conteúdos;
>> Desenvolver competências técnicas, mudar comportamento, entre outros objetivos.
Valorizamos a cocriação!
Estamos abertos para elaborar e realizar projetos com outros estúdios, centros de inovação tecnológica, grupos de pesquisa, entre outros interessados. É o seu caso? Então, entre em contato com Ana Beatriz Bahia, cofundadora e diretora de criação do estúdio.
Nossa história
Casthalia faz parte da primeira geração de empresas criadas para desenvolver jogos digitais independentes no Brasil.
Foi fundado em 2000, em Florianópolis/SC, por um grupo de cinco jovens artistas visuais, tendo como mentor o professor Antônio Vargas (Centro de Artes/UDESC). Sob a direção de Ana Beatriz Bahia (graduada em arte, doutora em educação), exploramos as primeiras ferramentas de autoria multimídia, desenvolvemos processos e métodos próprios que permitissem integrar técnicas tradicionais (como aquarela e desenho à lápis) com gráficos digitais (do desenho vetorial à pintura bitmap).
Em 2003, testamos a versão beta do nosso primeiro jogo – "A mansão de Quelícera" –, um recurso de experiência artística acompanhado de Site de Apoio ao Educador e voltado ao ensino de arte. Em 2005, a versão completa do jogo foi lançada e implantada na rede estadual de ensino de Santa Catarina. O jogo recebeu grande receptividade nas áreas de Arte e Educação, sendo e selecionado para festivais (como o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica/FILE) e recomendado pelo Ministério da Educação (SEB/MEC).
Fomos pioneiros no uso da Lei Rouanet para financiar a produção cultural nesse tipo de mídia audiovisual, antes mesmo da categoria 'jogo eletrônico' ter sido incluída na Lei. Com o tempo, exploramos cada vez mais no potencial transformador dos jogos, realizando parcerias para desenhar tecnologias em diferentes conteúdos e propósitos lúdico-educacionais.
Conheça alguns de nossos trabalhos, na seção "Projetos" deste site.