Mata Atlântica:
o bioma onde eu moro
É um game educativo sobre a biodiversidade do bioma Mata Atântica em Santa Catarina, criado especialmente para as escolas públicas do Estado e recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) para ser implantado nas escolas de todo o Brasil.
O game introduziu a tecnologia multimouse no Brasil, permitindo o uso de múltiplos mouses conectados a um computador e com jogadores interagindo simultaneamente. Ele ensina sobre a biodiversidade do bioma, englobando os seis ecossistemas que ocorrem no estado, e sensibiliza as crianças para os efeitos sobre a fauna da degradação da flora do bioma. Também desenvolve as habilidades cognitivas de atenção e promove a cooperação entre as crianças.
O projeto foi proposto pelo LEC/UFSC, coordenado pelo Prof. Emílio Takase, com direção de conteúdo de Cristina Santos, design e direção de arte de Ana Beatriz Bahia e desenvolvimento de Matheus Blank. Foi desenvolvido em parceria com o estúdio Casthalia e financiado pela FAPESC.
O jogo já não está mais disponível :(
Mas os MATERIAIS em PDF complementares ao jogo (fichas de 36 animais em 6 ecossistemas, mapas do Bioma e um livro ilustrado) continuam em uso nas escolas:
Guia para uso do jogo [e das Fichas]
Mapa de distribuição dos animais
Mapas fitogeograficos do Bioma
Publicação Oficial
¤ Guia de tecnologias educacionais do MEC 2013 (PDF).
Mais sobre este game:
¤ "UFSC e Fapesc lançam game gratuito sobre a Mata Atlântica" (Jornal de Ciências SBPC, 20 de março de 2012).
¤ "Apresentação e aplicação do jogo eletrônico educativo “Mata Atlântica: o bioma onde eu moro”" (EDUCASUL, Florianópolis, 2011).
¤ "Game educativo incentiva cooperação entre crianças", reportagem veiculada no portal da UFSC, 8 de fevereiro de 2011.
¤ "Game educativo desenvolvido na UFSC incentiva cooperação entre crianças", (Blog TI Santa Catarina, 9 de fevereiro de 2011).
¤ "Desenvolvimento de game multi-mouse sobre o Bioma Mata Atlântica" (SBGames, Florianópolis, 2010).