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A mansão de Quelícera

É uma tecnologia educacional para o Ensino de Arte (jogo digital + site de apoio ao educador) recomendada pelo Ministério da Educação/MEC para ser implantada nas escolas do Brasil, desde 2008.

O jogo é uma aventura investigativa, criada a partir de pinturas da história da arte e de um conto de mistério. O conto foi escrito para este jogo, mas pode ser conhecido neste livro ilustrado.

A mecânica é baseada no conceito de Arte como Jogo do filósofo Gadamer. Para jogar, é preciso desacelerar o olhar, interpretar o que encontra, viver uma experiência semelhante à fruição da obra de arte.

Em janeiro de 2006, lançamos a primeira versão do jogo e site. Ele participou do FILE Festival e foi implantado nas escolas da Rede Estadual de Santa Catarina, além de transitar por outros eventos e escolas no Brasil e no exterior.

Em maio de 2014, lançamos a versão 2.0, com nova interface, nova abertura, em versão online. Foi resultado de um projeto de pesquisa, como contamos neste video.

Desde 2021, o jogo não está mais disponível :(
Os navegadores web deixaram de ter o plugin necessário para tocar conteúdos swf. Mas o Site do educador está ativo e continua sendo usado, intensamente, por professores/as no Brasil e em outros países.


topic 2 Site do Educador

topic 2 Playlist Youtube


Publicações Oficiais
¤ Guia de tecnologias educacionais do MEC 2011/2012
¤ Guia de tecnologias educacionais do MEC 2009


Livro infantojuvenil
¤ Os Cróquets em: A mansão de Quelícera (Letras Contemporâneas, 2003).

Livro acadêmico
¤ Jogo, Arte e Educação (ed. UDESC, 2014).

Outras pesquisas sobre A Mansão
¤ A produção do conhecimento em linguagem hipermídia: possibilidades para o conceito de game acadêmico (Arlete dos Santos Petry, pesquisa de pós-doutorado, ECA-USP/São Paulo, 2012-2013)
¤ A mansão de Quelícera: análises e contribuições para o design de jogos com fins pedagógicos (Luciana Rocha, pesquisa de mestrado em Design, PUC/Rio de Janeiro, 2011)
¤ A Mansão de Quelícera e a aprendizagem escolar (Janaína Rosado, pesquisa de mestrado em Educação, Universidade da Bahia, 2009)


A Mansão de Quelícera em exposições
¤ Festival de jogos SBGames - finalista, categoria serious game - PUC, Porto Alegre, 2014.
¤ FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Galeria do SESI, São Paulo/Brasil, 2006.
¤ I Festival universitário de games, PUC São Paulo/Brasil, 2006 (menção honrosa).
¤ Game cultura: festival de jogos eletrônicos, circulou através do Brasil, galeria do SESC, 2006-2008.


A Mansão de Quelícera em conferências
¤ XII SBGames: Parâmetros, estratégias e técnicas de análise de jogo: o caso A mansão de Quelícera (São Paulo/Brasil, 2013) - the best paper, Trilha de Cultura.
¤ Diálogos entre Arte e Design (Challenges 2013: VIII International Conference on ICT in Education, Braga/Portugal, 2013).
¤ XI SBGames: Reavaliação de game educativo de Arte (Brasília/ Brasil, 2012).
¤ XI SBGames: Re-design de Animação de Abertura de Jogo Educacional (Brasília/ Brasil, 2012).
¤ Imaginative Education Conference (Vancouver/ Canadá, 2008).
¤ Interfaces Artísticas no contexto do ensino de arte (Florianópolis/ Brasil, 2006).

¤ II Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (Salvador/ Brasil, 2006).
¤ IX Virtual Educa (Maimi/ USA, 2003).
¤ INSEA on SEA (Estocolmo/ Suécia, 2003).
¤ Luces en el Laberinto, Iberoamerican Educational Television Association (Huelva/ Espanha, 2003).


A Mansão de Quelícera na mídia
¤ Colóquio: Diálogos entre Arte e Design (Centro de Artes/UDESC, Florianópolis, 25 de abril de 2014).
¤ RPG para conhecer a História da Arte (Revista Nova Escola - online, 01 de agosto de 2012).
¤ Jogo da Arte: Agora é só baixar da internet (Diário Catarinense, 11 de junho de 2012).
¤ Guia de Tecnologia na Educação: ARTE (Revista Nova Escola - Edição especial, julho de 2012).
¤ Game criado por professores e alunos da UDESC participa do maior festival nacional de Arte e Tecnologia da atualidade (Centro de Artes da UDESC, agosto de 2006).
¤ Jogo criado em Santa Catarina participa do FILE (vídeo entrevista/RBS TV, 23 de agosto de 2006).
¤ UDESC entrega CD interativo de arte para escolas públicas estaduais (Secretaria da Educação de SC).
¤ Jogos educativos: A Mansão de Quelícera (JB Online, 7 de junho de 2006).
¤ RPG a serviço da educação (Diário Catarinense, Caderno Variedade, 9 de fevereiro de 2006).