Hieronymus
Bosch
(1450-1516), Hertogenbosch – Países Baixos, atual Holanda.
Grandes
diferenças são vistas entre a arte do Gótico
Tardio, nos Países
Baixos, do Renascimento
italiano. No sul houve uma ruptura cultural em relação
ao período medieval, através da retomada de elementos
formais e temáticos da cultura clássica e da revalorização
da razão humana. Já na região setentrional não
houve essa ruptura, mas sim um desdobramento da arte gótica,
que não negou indefinidamente o misticismo medieval, mas agregou-lhe
alguma inovação - como um maior naturalismo
e sofisticação técnica decorrente dos avanços
tecnológicos da época (tinta
à óleo, tela, etc). É por isso que o
imaginário popular medieval é marcante na arte de Bosch.
Entre as técnicas aprimoradas no período Gótico
que influenciaram sua arte estão o tratamento minucioso das figuras,
vindo das iluminuras,
e as representações alegóricas. As alegorias,
que surgiram no início do cristianismo, mas foram implementadas
e acabaram caracterizando a arte medieval, tornam-se singulares na arte
de Bosch pelo entralaçamento de um tratamento naturalista e fantástico
que dava aos seus personagens - como podemos ver em A
Morte e o Avarento.
Bosch viveu em Hertogenbosch, cidade conhecida como "pequena Roma"
por ser pólo religioso dos Países Baixos. As irmandades
religiosas que ali atuavam fundaram hospitais, centros de caridade e
escolas que atraíam estrangeiros, como Erasmus de Rotendã
que ali estudou entre 1485-87. A Irmandade de Maria, de posição
ultra-ortodoxa, tinha grande poder político ali e, temendo a
entrada da Reforma
Protestante, tentava afastar da cidade as transformações
culturais e científicas vindas de outras regiões da Europa.
Tal
contexto influenciou Bosch, em obras que mostram a tensa relação
entre a moralidade cristã e o imaginário popular, de tom
fantástico. As imagens de Bosch são enigmas visuais que
tanto apresentam quanto ironizam a doutrina católica, ou melhor,
o modo como as pessoas seguiam ou burlavam as verdades pregadas pela
Igreja – como vemos na obra Sete
pecados capitais. Por iIsso a obra de Bosch é
tão singular em relação a de outros artistas da
época, até mesmo aqueles que viveram em cidades próximas
– como Memling,
que se estabeleceu em Bruges, cidade costeira e mais receptiva a cultura
e a arte do sul europeu.
É provável que Bosch tenha começado a pintar com
sua família, pois o pai, avô e irmãos eram pintores
e possuíam um atelier familiar. Recebeu encomendas tanto do clero
quanto da nobreza e das ordens religiosas. No auge de sua carreira,
Bosch chegou a tornar-se conhecido fora da região dos Países
Baixos. E Mecenas
importantes da época, como rei espanhol Felipe II, se interessaram
e colecionaram seu trabalho.
>> biografia e banco de imagens completo,
com boa resulução, alguns comentários e obras (em
inglês): http://www.wga.hu/html/b/bosch/5panels/
>> seção coleção
do Museu do Prado há informações sobre as obras
do artista que fazem parte do acervo do museu (em espanhol): http://museodelprado.es
>> jogos on-line, obras, biografia, informações
sobre as obras (em inglês): http://www.boschuniverse.org/
Atualização em 02/04/2009.
Voltar
à apresentação do site