Clic abaixo para acessar obras

 

El Greco, Domenikos Thedokiopoulos
(1541, Creta – Grécia - 1614, Toledo – Espanha)

Ainda jovem, El Greco deixou a Grécia rumo à Itália, em busca de conhecimentos artísticos com os mestres da Escola Veneziana, como Ticiano, Bassano, Schiavone e, sobretudo, Tintoretto. Lá esteve entre os anos de 1572 e 1576, época determinante para a formação de sua linguagem artística. Em seguida mudou-se definitivamente para Toledo, cidade que conciliava a vivência intelectual com o fato de ser o centro eclesiástico espanhol. Foi ali que El Greco obteve seu apogeu artístico e espiritual, encontrando uma atmosfera de religiosidade intensa e mística que respondia a sua formação católica - a pintura Vista de Toledo mostram a ligação forte que tinha com a cidade.

O artista viveu em um momento religioso conturbado (Reforma e Contra-Reforma, no contexto espanhol) mas nem por isso perdeu o respeito sacramental aos dogmas da Igreja obtidos em sua formação. Através de suas obras vemos que ansiava por encontrar uma forma de conciliar os valores sagrados com os profanos. Ele costumava tratar a tela em duas partes distintas, mas interligadas: na de baixo, representava a vida terrena, na superior, as coisas celestiais. Sua obras também se destaca pelo rebuscado, os espaços confusos e insólitos, as expressões de aflição dos personagens, o exagero das formas e a tensão entre o humano e o místico, aspectos que podem se vistos em O espólio. Esta postura de El Greco é o que o levou os historiadores a localizá-lo no Maneirismo. A magreza e o alongamento de suas formas em obras como São Jerônimo (que nos remetem à arte Bizantina) ficaram incompreendidos até o Expressionismo, no século XX, quando deixaram de ser vistas como "erros" e passaram a ser destacadas como busca de uma maior expressão e espiritualidade na figura humana. Como escreve Hauser, "o maneirismo chegou ao fim porque a linguagem de uma arte como a de El Greco deixou de ser compreendida".

El Greco foi um dos primeiros artista na Espanha a reivindicar a valorização do artista e o reconhecimento de seu trabalho como arte (arte liberal), como criação e não mera cópia - postura que também marcou Michelangelo. Tal concepção era coerente com as visões inovadoras do período Maneirista, mas ainda não eram aceitas amplamente. Este foi um dos motivos que fez com que, ao longo dos anos, o artista perdesse o apoio dos maiores patronos de Toledo, o Clero e o rei Filipe II.

>> Lista de links para museus com obras do artista (em inglês):
http://www.artcyclopedia.com/artists/greco_el.html

>> Completo banco de imagens e comentários de obras (em inglês): http://gallery.euroweb.hu/html/g/greco_el/index.html

>> Biografia (em português): http://www.arqnet.pt/portal/biografias/greco.html

>> Completo banco de obras com comentários, boa resolução nas imagens (em inglês): http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/g/greco_el/

>> Breve biografia e banco de imagens (em inglês): http://www.abcgallery.com/E/elgreco/elgrecobio.html

>> Bibliografia e história, ótimo banco de imagens e links para outros sites (em espanhol):
http://www.artehistoria.com/genios/pintores/2106.htm



Atualização em 17/01/2006.

Apresentação do Site do Educador

 




 


São Jerônimo


O espólio


Vista de Toledo