São
Jerônimo - Cardeal
A
partir de 1590, El Greco pintou retratos
que demonstraram a formação de uma nova espiritualidade
em sua linguagem artística, combinando questões aparentemente
antagônicas: realismo e espiritualismo. Tais retratos destacam-se
pela expressividade e por capturarem os meandros psicológicos
do retratado, chegando a refletir a alma do personagem através
de seus olhos.
No caso de São Jerônimo - Cardeal, El Greco nos
apresenta o santo sobre um fundo neutro com a bata carmesim de um Cardeal,
olhando fixamente para o espectador de uma forma tão verossímil
que nos faz acreditar, por algum tempo, que a obra seria um legítimo
retrato de uma personalidade da época do artista. Essa característica
do retrato se dá também pelo fato de que El Greco tinha
o costume de servir-se de pessoas de sua época como referência
para os personagens de suas obras. O modelo que foi retratado como São
Jerônimo aparece em outros quadros, como São Pedro e São
Paulo e Santo André e São Francisco.
Esta representação de São Jerônimo difere
bastante das representações tradicionais, pois geralmente
o santo era visto como um eremita, acompanhado por um leão, junto
a um amontoado de livros, na medida em que foi ele quem traduziu a Bíblia
para o latim no século IV d.C. - como vemos na obra São
Jerônimo no seu estúdio, de Messina. El Greco
o representou nos moldes de um retrato, com um olhar segura, buscando
apoio espiritual na bíblia que tem nas mãos e aponta com
o polegar direito. Na iconografia
cristã o livro aberto significa a revelação da
verdade, mais do que isso, em São Jerônimo - Cardeal
uma frase,
precisamente, nos é indicada.
A posição
frontal do personagem, o rosto e mãos alongadas e a forte latência
do sagrado religioso são herança do período Bizantino.
A dobradura do panejamento lembra as esculturas da renascença.
Por fim, o foco de luz empregado, fornecendo uma forte carga dramática
ao retrato, e a expressividade do personagem, concentrada nos olhos
e nas mãos do cardeal, prenunciam alguns aspectos fundamentais
do Barroco
naturalista do século seguinte.
Esta
obra foi apropriada
para o jogo de Quelícera e aparece como um quadro no Claustro
da Mansão.
>> veja a imagem no jogo
Atualização
em 30/01/2206.
Apresentação
do Site do Educador