Clic abaixo para acessar obras

 

Jacopo Rousti Tintoretto
(1518-1594) Veneza – Itália.

Veneza estava fora dos padrões gerais da Itália da época. Por ser uma cidade portuária, estava mais voltada para o exterior, tinha ligações comerciais com o Império do Oriente, mantendo-se livre e próspera durante o século XVI. Ali, o Renascimento perdurou por mais tempo do que no restante da Itália, e o Maneirismo chegou mais tarde, introvertido e espiritual.

Tintoretto recebeu influências de Florença, Roma e Parma (cidade de Parmigianino). Sua linguagem caracteriza-se pelo desenvolvimento de aspectos espirituais e expressionistas de sua Obra, que entravam em choque com o academismo extravagante característico dos primeiros anos do maneirismo italiano. Sua obra combina oposições como real e irreal, natural e supranatural, terreno e ultraterreno, o que fica explícito em A Última Ceia. O maneirismo de Tintoretto manteve boa parte dos aspectos estéticos do Alto Renascimento (principalmente, os de Michelangelo, influência vital para o seu estilo final) e adotou alguns aspectos formais que depois caracterizariam o estilo Barroco.

O artista vivenciou as mudanças culturais derivadas da Contra-Reforma. E foi por isso também que boa parte de sua Obra proveio de encomendas da Igreja e de confrarias religiosas, talvez o motivo de seu profundo sentimento religioso. Em sua linguagem, expressou o re-despertar religioso da época com tanta profundidade quanto fizera Michelangelo anteriormente. Para Tintoretto, as representações bíblicas não eram simples acontecimentos humanos, mas manifestações visíveis dos mistérios da fé cristã - o que contrasta com a abordagem do período anterior, como podemos perceber comparando as obras A Anuncição, de Weyden, com A Anunciação, de Tintoretto. Suas obras ostentavam um caráter visionário. No conjunto, seu trabalho percorre boa parte do mundo bíblico, os dogmas do clero, os heróis do Velho Testamento, as fases da vida de Cristo e os sacramentos da Igreja. Ao final de sua carreira, acabou assumindo um caráter mais terreno, pagão e mitológico do que espiritual. O artista foi também referência para El Greco, quando esse esteve em Veneza, entre 1572 e 1576.


>> Biografia e completo banco de imagens (em espanhol):
http://www.artehistoria.com/genios/pintores/3448.htm

>> Pequena biografia e banco com algumas imagens (em inglês):
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/tintoretto

>> Biografia, bom banco de imagens e links para outros sites (em inglês):
http://www.artchive.com/artchive/ftptoc/tintoretto_ext.html


Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador

 




 


A Última Ceia


A Anunciação