História
de Nastagio degli Onesti (quarto episódio)
Esta
pintura é parte de uma série de quatro painéis
que foram baseados no romance Decameron, de Boccaccio.
O conjunto narra a história de Nastagio, homem rico e jovem que
se apaixona pela dama Paola Traversari, que inicialmente não
lhe corresponde o sentimento mas depois se casa com ele. Esta imagem
constitui o quarto painel e apresenta o banquete de casamento de Nastagio
com Paola. Esse tipo de temática era comum na Florença
de 1400 em obras criadas para decorar a cabeceira de leitos nupciais.
Neste caso a obra foi encomendada por Lourenço de Médici
para o casamento de seu sobrinho, Gianozzo Pucci, com Lucrecia Bini,
em 1483. Sobre os capitéis em primeiro plano podem-se ver os
escudos das famílias do noivo (Pucci), do patrono (Médici)
e da noiva (Bini).
No Renascimento
houve uma exarcebação do naturalismo
e uma retomada dos valores do mundo clássico com o humanismo.
Nascia o olhar científico sobre o mundo, exaltando a razão
nas diversas práticas culturais
- como a artística, por exemplo. O objetivismo não suplantou
a sensualidade na arte de Botticelli, mas nesta composição,
os padrões objetivos estão presentes e bem visíveis:
a simetria, as proporções exatas das figuras e objetos,
a recorrência de linhas verticais e horizontais, o ritmo calculado
e contido e, sobretudo, a perspectiva
científica e o ponto
de fuga central.
Observe que todas as linhas convergem para um ponto, próximo
ao centro geométrico da obra. É para lá que nosso
olhar caminha, de lá ele vai até a estrutura arquitetônica
representada e, depois, para os personagens colocados em primeiro plano.
O
banquete de casamento aqui representado ocorre em um ambiente que concilia
as duas fontes primeiras de beleza do artista renascentista: por um
lado, o equilíbrio e a sobriedade da estética clássica,
por outro, a harmonia essencial da natureza, em suas plantas, animais
e, principalmente, no ser humano. O interesse do artista estava em fazer
renascer o conceito de beleza clássico.
Como referência explicita à cultura da antiguidade, revista
e idealizada ali, Boticelli traçou colunas e arcos romanos ao
fundo da cena.
Em
A Mansão de Quelícera esta obra foi citada (ver
Apropriação)
a fim de servir como referência na estrutura de composição
do cenário da Sala de Jantar. Das obras utilizadas no jogo, é
esta que melhor evidencia os padrões estéticos objetivos
do Renascimento
(como o equilíbrio
simétrico e a leveza conseguida sem dispensar a solidez arquitetônica).
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veja a imagem no jogo
Atualização em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador