Sandro
Botticelli, Alessandro di Mariano de Vanni Felipepi
(1444-1510), Florença – Itália.
Entre
1400 e 1425, na cidade de Florença, a tendência naturalista
gestada no período da arte Gótica
alavancou a formação de um novo estilo, o renascentista.
Botticelli pertenceu a uma segunda geração do renascimento
florentino, viveu um período de forte efervescência do
Renascimento italiano.
A arte renascentista demonstra a expansão do conhecimento científico
no meio artístico da época, com a finalidade de alcançar
um maior naturalismo. Os artistas olhavam a natureza de forma analítica,
estudavam com detalhismo clínico a anatomia humana, sistematizavam
e registravam teorias sobre cor e composição, além
de terem formulado de forma matemática a lei da perspectiva
(ver Hall).
Apesar de Botticelli ser considerado um dos maiores mestres renascentistas,
ele não se entregou ao extremo do racionalismo que marcou boa
parte da arte desse período.
Muitas vezes sacrificou a perspectiva do espaço representado
e o desenho "correto" do corpo humano para alcançar
uma beleza ideal. Como resultado, suas obras exalam sensualidade. Um
exemplo é A
primavera, na qual o uso ponderado da harmonia cromática,
a predominância de tons pastéis e a recorrência de
linhas sinuosas conferem um ar etéreo e sensível à
obra. As técnicas utilizar, aprimoradas no período em
que viveu, contribuíam para a leveza de suas obras: a pintura
mural a fresco e a então inovadora técnica do óleo
sobre tela (ver Salão
de Baile).
O mecenato
se destacou na Florença da época pela família Médici,
principalmente por Lourenço, estando Botticelli entre os artistas
e humanistas
incentivados por ele. Suas obras conseguiam mesclar as temáticas
apreciadas pelos humanistas (mitologia clássica e literatura
humanista recente) com fatos da sociedade burguesa da época -
como vemos em A
história de Nostagio degli Onesti -, abordavam
desde as temáticas religiosas até aquelas eminentemente
seculares - como o retrato Jovem
com medalha.
Na década de 1490 a religiosidade foi acentuada na arte de Botticelli,
em parte, pela forte crise política que era vivida em Florença,
desencadeada pela morte de Lourenço e os ataques aos hábitos
burgueses nas pregações de Savonarola,
que foi morto em seguida na fogueira. A anterior sensualidade da obra
de Botticelli foi substituída por uma relativa austeridade, algo
que deflagrava o início do último momento renascentista,
quando Roma tornou-se o centro cultural italiano e os estilos de Michelangelo
e Rafael dominaram o gosto dos mecenas do Vaticano.
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Biografia e completo banco de imagens (em inglês):
http://www.artchive.com/artchive/B/botticelli.html
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Biografia
e completo banco de imagens (em inglês):
http://www.abcgallery.com/B/botticelli/botticelli.html
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Biografia
e completo banco de imagens (em espanhol):
http://www.artehistoria.com/genios/pintores/1369.htm
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Pequena
biografia e banco com algumas imagens (em português):
http://www.fortunecity.com/business/deal/6/galeria/sandro_botticelli.htm
Atualização
em 17/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador