O
Sonho de Santa Úrsula
Vittore
Carpaccio, em sua trajetória artística, desenvolveu uma
temática eminentemente religiosa. Dedicou-se a uma clientela
restrita, como os membros das irmandades de Veneza e de instituições
leigas que tinham santos como patrono, como a Escola de Santa Úrsula.
Para esta, executou a obra monumental A Lenda de Santa Úrsula
(1490-95) que consiste em uma série de nove painéis contando
a saga da Santa, princesa britânica de família cristã
que liderou 11 mil mulheres virgens inglesas, convertidas ao cristianismo,
em uma peregrinação a Roma que duraria três anos,
com a intenção de fazer de sua virgindade um dom de consagração.
Na volta, ao passar por Colônia, na Alemanha, as 11 mil virgens
foram atacadas e mortas por bárbaros hunos.
Em O Sonho de Santa Úrsula, uma dessas nove telas, Carpaccio
representou a santa em um momento matinal, marcado pela claridade que
penetra o quarto em diagonal, quando ainda estava sobre seu leito. O
anjo que surge à porta veio anunciar o futuro martírio
da princesa. A fatalidade e posterior santificação da
personagem estão denotadas pela palma que o anjo está
segurando - a igreja não só usa a palma como um símbolo
da vitória de Cristo sobre o pecado, mas como símbolo
da vitória dos santos sobre a morte.
Carpaccio foi um mestre na criação de ambientes internos
e de pequenos detalhes. A mesma delicadeza presente nas miniaturas flamengas
está aqui - os objetos representados sobre a mesa ao fundo, os
tecidos, os detalhes da arquitetura, os ornamentos da cama, todos são
tratados com um detalhismo documental. Além disso, ele nos dá
mostras de sua grande capacidade de conciliar narração
e emoção em suas imagens - a cama e os móveis proporcionalmente
grandes deixam o anjo e Úrsula diminutos, dando ao ambiente uma
atmosfera onírica. A amplitude do ambiente representado não
era característica apenas deste artista, mas também dos
representantes da Escola
de Veneza,
que ficou conhecida como iniciadora do gênero de Paisagens.
Esta
obra foi apropriada (ver apropriação)
como base para a construção de um dos quartos da mansão
de Quelícera, onde vive a velha (apropriada da obra As
três idades do Homem e a Morte, de Baldung), parte
do "Enigma das três idades".
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Atualização
em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador