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Diego Velázquez
Esopo, 1640, óleo sobre tela, 179 x 94 cm. Museu do Prado - Espanha: http://museoprado.mcu.es
 

Esopo

Esopo foi um filósofo e fabulista da Antigüidade grega. Tão pouco se sabe desse personagem que muitos pensavam que ele era uma figura lendária. Acredita-se, porém, que viveu entre os séculos 620 e 560 a.C.. Inúmeras e conhecidas fábulas nas quais se personificavam animais, antagonizando-se as qualidades morais do ser humano através do bem e do mal, são atribuídas a ele, como, por exemplo "A Cigarra e a Formiga". Escritas e recriadas por vários autores, suas fábulas chegaram até os nossos dias em diversas versões. Como não deixou textos, a presença de Esopo se manteve ao longo dos tempos graças aos relatos orais.

Velázquez realizou um retrato deste personagem. Na composição, a luz incide diretamente sobre Esopo e desloca-se para outros planos, gerando a atmosfera do ambiente (ver Iluminação). A camada densa de tinta foi aplicada com pinceladas soltas, sem deixar de detalhar aspectos que caracterizam o personagem: os ângulos acentuados de seu rosto e as rugas faciais que se destacam pelos contrastes de luz e sombra. Isso confere uma expressão enigmática ao personagem. Observando sua roupa, percebemos o propósito de Velázquez em apresentar-nos o filósofo como uma figura de aparência descuidada; o roupão surrado que o envolve está fechado de forma negligente, e as botas e o cabelo complementam o desleixo apresentado. A seriedade do filósofo é sustentada apenas pela concentração de um olhar que avalia. A boca contém o silêncio do pensamento.

Os temas clássicos são tratados por Velázquez sem caráter heróico, sendo esta obra um exemplo. O artista mostra o filósofo como um ser descrente. Traz consigo o conhecimento, mas também a dúvida, e nisso reside a relativa ironia que encontramos em sua expressão. O tempo já vivido por Esopo está presente ali.

Este retrato foi citado em A Mansão de Quelícera (ver Apropriação) como quadro, na Biblioteca.

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Atualização em 30/01/2006.

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