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Johannes Vermeer
Mulher sentada ao virginal, 1673-75, óleo sobre tela, 51,4 x 45,5 cm. National Gallery de Londres – Inglaterra: www.nationalgallery.org.uk
 

Mulher sentada ao virginal

Esta é uma das últimas obras de Vermeer. Nesse período, a luz em suas pinturas ilumina partes da composição, diferente da iluminação que encontramos em A leiteira, por exemplo, na qual todo o ambiente está iluminado.

A luz (sobre as formas de abordar este elemento visual, ver Iluminação), que incide sobre os objetos, dá solidez às formas. O desenho dos instrumentos musicais é formado pelo grau de luminosidade de cada plano, que se encontram e definem os contornos. O plano escuro, ao fundo do violoncelo e do virginal, contrasta com estes objetos, trazendo-os para perto. A presença de sombras transparentes e de brancos suaviza a relação entre as cores, em particular entre os azuis frios e os amarelos e ocres alaranjados.

A forma de caixa retangular do virginal, inserida na perspectiva da sala, cria uma relação espacial de equilíbrio entre a figura e o ambiente. Todos os elementos se relacionam numa construção organizada, da qual participam formas geométricas, orgânicas, linhas verticais, horizontais, curvas e diagonais. A concepção formal do quadro é claramente ordenada, seguindo os padrões de equilíbrio da arte
clássica - característica presente em toda a obra de Vermeer.

Na parede encontramos pendurado A Alcoviteira, quadro do artista holandês Dirck van Baburen (1595-1624), que pertenceu à sogra de Vermeer (não se sabe se o original ou uma cópia). Talvez por isso ele conhecesse muito bem essa pintura de Baburen, pois a encontramos em outra de suas obras, O concerto.

Acredita-se que Vermeer morou com sua sogra, que tinha uma boa condição econômica e mantinha uma casa com onze cômodos.
No quadro Mulher sentada ao virginal, a jovem figura feminina veste uma roupa elegante e abundante em tecidos minuciosamente pintados em suas pregas volumosas, criando uma área de interesse para o nosso olhar. A cor azul da parte de cima do vestido possui muito brilho e se harmoniza com a parte amarela da roupa que está na sombra. A pele alva e muito lisa da personagem dá uma certa artificialidade à expressão do rosto e à representação dos braços.

O momento de solidão da figura é quebrado pelo seu olhar voltado para aquele que chega repentinamente - o artista, o espectador. O violoncelo no primeiro plano nos remete a possibilidade de uma outra presença, que acomodou ali seu instrumento para um breve momento de ausência - veja também o texto Instrumento Musical.

O violoncelo desta obra foi apropriado (ver Apropriação) para A Mansão de Quelícera, e está em meio a outros instrumentos no Salão de Baile. Juntos, eles acionam o "grande baile" que revela habitantes encobertos e dá acesso ao Sótão da Mansão.

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Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




Vista de Delft



A Leiteira


A tocadora de viola