Pirâmide
de crânios
Cézanne
sempre teve como seu propósito artístico e razão
de vida o refúgio. Nesse sentido, a arte foi uma necessidade
para Cézanne. Nada em sua vida foi motivo suficiente para afastá-lo
de suas próprias buscas. Ele fazia do ato solitário da
criação uma preferência e uma condição
básica para seguir sua própria intuição.
Ao mesmo tempo, o isolamento em que se confinava atestava a sua dificuldade,
quase uma incapacidade, de desenvolver uma convivência social
mais profunda. Teve uma companheira, que conheceu em 1869, e manteve
essa relação, assim como o nascimento de seu único
filho, em segredo da família (em especial de seu pai) por longo
tempo. Como gostava de ir pintar em diferentes localidades, sua mulher
e filho moravam sozinhos boa parte do tempo. O distanciamento do casal
foi inevitável. Certamente, além da angústia de
suas indagações artísticas e a procura de respostas
desconhecidas, a dificuldade de relacionamento social, a morte de seu
pai (1886) e de sua mãe (1898) também repercutiram em
momentos de forte angústia ao longo de sua vida. Mas esta solidão
lhe possibilitava uma completa disponibilidade para sua arte.
A presença do crânio na obra de Cézanne, por coerência
com sua própria história de vida, é, antes de mais
nada, uma Natureza-Morta.
Ela não recebe aqui o enfoque dado por Weyden em Caveira
e crucifixo ou em outras alegorias da morte (ver Ciclo
da Vida). No entanto não podemos desconsiderar o fato
de Cézanne ter escolhido o crânio humano como tema de algumas
de suas obras. Esta escolha ganha maior significado quando pensada a
partir dos conflitos internos vividos pelo artista. A caveira atua aqui
como símbolo de suas angústias, tanto as existenciais
quanto as inerentes ao ato de criação.
Pìrâmide de crânios surge como um exercício
formal. As pinceladas de cor parecem rápidas, e com elas o artista
constrói as formas, organiza a pirâmide. Na estrutura sólida
que resulta da composição de seus quadros, é que
Cézanne traz à luz a matéria invisível a
partir da qual começou sua incessante busca criadora, de "penetrar
o que se vê diante dos olhos".
As caveiras de Cézanne foram apropriadas
para o jogo A Mansão de Quelícera e estão
espalhadas pelas salinhas da Masmorra.
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veja a imagem no jogo
Atualização
em 30/01/2206.
Apresentação
do Site do Educador