A
Ressurreição
A Ressurreição é um dos cinco quadros que formam
a série Paixão (de Cristo), encomendada a Rembrandt pelo
príncipe Frederik-Hendrik na década de 1630. Nessa época
a pintura religiosa de Rembrandt costumava representar passagens da
vida de Cristo (sobre pintura religiosa, ver Claustro).
Tradicionalmente o milagre da ressurreição era representado
com a imagem de Cristo no centro da ação, ascendendo em
direção ao céu. Nesta obra, curiosamente, o momento
escolhido foi outro - quando o anjo, que então passa a ocupar
o centro desta composição de Rembrandt, surge súbita
e fulminante no meio da luz divina. A reação dos soldados,
frente ao milagre, é de espanto e pavor. Acompanhando a dramaticidade
da luz, seus corpos formam um conjunto dinâmico com gestos de
horror e susto. A fuga dos soldados acontece no meio das sombras que
se estendem para a mais profunda escuridão imaginável.
O artista, ao fazer cair um soldado da laje do túmulo de Cristo,
cria uma ação construída em diagonal que confere
uma dinâmica especial à cena. Ao mesmo tempo, gera uma
tensão entre esse movimento e a lenta aparição
de Cristo. Na continuidade da explosiva luz central, encontra-se Cristo
em um plano iluminado com suavidade. O manto branco que o envolve emana
uma luminosidade que destaca a figura.
A espetacularidade no tratamento da iluminação
na pintura, introduzida no Maneirismo
de Tintoretto
e difundida no estilo Barroco,
está presente nesta obra, mas sem prejudicar a naturalidade das
reações e dos sentimentos expressados pelos personagens
da cena. A figura do anjo é tranqüila e transmite paz (propriamente
o que se espera de um anjo), contrastando com o pânico dos soldados,
o que expõe o conteúdo dramático do violento susto
do grupo, como também o medo e a covardia, conseqüência
inevitável da visão do milagre. A luz sobrenatural de
Rembrandt destaca os personagens principais e conduz o espectador ao
ponto culminante do momento representado. Suas representações
de Cristo estão ocupadas em mostrar a força do milagre,
a suposta fonte do mistério da fé, através da carga
mística e expressiva que sua linguagem tem.
Parte desta obra foi apropriada
pela equipe do jogo A Mansão de Quelícera, o anjo
de Rembrandt tornou-se uma pintura no altar do Claustro.
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Atualização em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador