Retrato
do Conde Felipe, O Belicoso
Em
um primeiro contato com este retrato,
ele pode nos causar estranhamento, uma vez que o retratado transparece
suavidade e elegância, mas o título da obra nos indica
que ela se refere a um sujeito dado à guerra. É o retrato
do Conde Felipe (nascido em Heidelberg, Alemanha, em 1503) com apenas
quatorze anos de idade, época em que já havia sido apelidado
de O Belicoso (que tem espírito guerreiro) em função
de sua participação nas batalhas contra os turcos que
ameaçavam invadir a região da Alemanha, nos arredores
de Viena. Posteriormente ele ocupou o cargo de governador de Wurttemberg
e, por questões políticas, chegou a casar-se com Maria
Tudor, filha do rei da Inglaterra, Henrique VIII. Felipe faleceu aos
45 anos de idade, vítima de uma grave enfermidade.
Considerando o aspecto histórico do personagem, principalmente
a sua idade, o primeiro estranhamento que podemos ter desta obra se
desfaz. Baldung retratou em um perfeito equilíbrio a juventude
e beleza de Felipe, com a confiança e dignidade esperadas de
um sujeito que enfrentou um campo de batalhas. Nesse sentido, Baldung
foi brilhante. Ele não está apenas adornado com jóias,
mas encontra-se envolvido por um luxuoso casaco de pêlos, elemento
que costuma ser usado para cobrir guerreiros em culturas tribais, como
forma de simbolizar ferocidade e valentia.
Por
mais jovem e vaidoso que Felipe possa parecer, sua expressão
não traduz inocência. Pelo contrário, o olhar que
lança sobre o espectador, em um gesto espontâneo mas determinado,
sugere uma ligeira desconfiança. Este olhar é especialmente
enfatizado na medida em que estabelece um diálogo cromático
com outras zonas da pintura: o fundo, a pedra que adorna seu chapéu
e o tecido do seu casaco. Esse mesmo tipo de solução formal
foi adotado por outros artistas da época, como em Henrique
VIII, de Holbein.
A
luminosidade do retrato é intensa e suas formas são bem
delimitadas. Os brilhos que perpassam a imagem - desde o branco dos
olhos à pele do rosto, aos finos fios de cabelo e chegando às
jóias, bordados e pêlos que o ornamentam - contribuem para
a definição e o naturalismo
da imagem. Provavelmente essas características se devem à
influência renascentista italiana que a arte alemã daquela
época recebeu (sobre composição renascentista,
ver Hall).
A arte dos Países
Baixos também desempenhou forte influência em
Baldung, como podemos ver no detalhismo aplicado aos adornos que cobrem
Felipe.
Esta imagem foi apriopriada (ver Apropriação)
para A Mansão de Quelícera e aparece como um quadro
em uma parede do Claustro, desempenhando um importante papel na trama
do jogo. É o retrato de Frederico, namorado de Estrela,
cobiçado por Quelícera,
que foi transformado em Fera
e está aprisionado na masmorra da Mansão. Apenas um jogador
tão belicoso quanto o Conde Felipe pode libertar Frederico desse
encanto maligno!
>>
veja a imagem no jogo
Atualização
em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador