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Hans Baldung Grien
Retrato do Conde Felipe, O Belicoso, 1517, óleo sobre madeira, 41,5 x 30,8 cm. Pinacoteca Antiga de Munique – Alemanha: www.historiarte.net/munich/018.html

 

Retrato do Conde Felipe, O Belicoso

Em um primeiro contato com este retrato, ele pode nos causar estranhamento, uma vez que o retratado transparece suavidade e elegância, mas o título da obra nos indica que ela se refere a um sujeito dado à guerra. É o retrato do Conde Felipe (nascido em Heidelberg, Alemanha, em 1503) com apenas quatorze anos de idade, época em que já havia sido apelidado de O Belicoso (que tem espírito guerreiro) em função de sua participação nas batalhas contra os turcos que ameaçavam invadir a região da Alemanha, nos arredores de Viena. Posteriormente ele ocupou o cargo de governador de Wurttemberg e, por questões políticas, chegou a casar-se com Maria Tudor, filha do rei da Inglaterra, Henrique VIII. Felipe faleceu aos 45 anos de idade, vítima de uma grave enfermidade.

Considerando o aspecto histórico do personagem, principalmente a sua idade, o primeiro estranhamento que podemos ter desta obra se desfaz. Baldung retratou em um perfeito equilíbrio a juventude e beleza de Felipe, com a confiança e dignidade esperadas de um sujeito que enfrentou um campo de batalhas. Nesse sentido, Baldung foi brilhante. Ele não está apenas adornado com jóias, mas encontra-se envolvido por um luxuoso casaco de pêlos, elemento que costuma ser usado para cobrir guerreiros em culturas tribais, como forma de simbolizar ferocidade e valentia.

Por mais jovem e vaidoso que Felipe possa parecer, sua expressão não traduz inocência. Pelo contrário, o olhar que lança sobre o espectador, em um gesto espontâneo mas determinado, sugere uma ligeira desconfiança. Este olhar é especialmente enfatizado na medida em que estabelece um diálogo cromático com outras zonas da pintura: o fundo, a pedra que adorna seu chapéu e o tecido do seu casaco. Esse mesmo tipo de solução formal foi adotado por outros artistas da época, como em Henrique VIII, de Holbein.

A luminosidade do retrato é intensa e suas formas são bem delimitadas. Os brilhos que perpassam a imagem - desde o branco dos olhos à pele do rosto, aos finos fios de cabelo e chegando às jóias, bordados e pêlos que o ornamentam - contribuem para a definição e o naturalismo da imagem. Provavelmente essas características se devem à influência renascentista italiana que a arte alemã daquela época recebeu (sobre composição renascentista, ver Hall). A arte dos Países Baixos também desempenhou forte influência em Baldung, como podemos ver no detalhismo aplicado aos adornos que cobrem Felipe.

Esta imagem foi apriopriada (ver Apropriação) para A Mansão de Quelícera e aparece como um quadro em uma parede do Claustro, desempenhando um importante papel na trama do jogo. É o retrato de Frederico, namorado de Estrela, cobiçado por Quelícera, que foi transformado em Fera e está aprisionado na masmorra da Mansão. Apenas um jogador tão belicoso quanto o Conde Felipe pode libertar Frederico desse encanto maligno!

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Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador



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