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Hans Baldung Grien
(1484/5-1545), Schwäbisch Gmünd – Alemanha.

Baldung passou a maior parte da sua vida artística na Alemanha: inicialmente em Rhineland e a partir de 1509 em Strasbourg (atualmente localizada em território francês), onde morreu em 1545.

No início de sua carreira, a temática religiosa foi constante, e ele chegou a fazer retábulos de altar. No início do século XVI, no entanto, a Alemanha passou por um momento difícil. Sob o domínio do imperador Carlos V, que não era alemão e pouco permanecia na Alemanha, a região enfrentou problemas sociais, como a revolta camponesa - inicialmente apoiada por Lutero, mas depois condenada por ele - e a Reforma Protestante. A Reforma reduziu significativamente o campo de atuação social dos artistas ao proibir as imagens de culto (ver Claustro), mas acabou estimulando os artista a buscarem outros gêneros na pintura. Nesse contexto, Baldung dedicou-se a fazer desenhos e pinturas alegoricas, assim como retratos de nobres e burgueses de seu entorno. Ficou claro, desde então, seu distanciamento temático e poético da Igreja. O artista passou a manifestar uma verdadeira fascinação pelo erótico e pelo sobrenatural.

Suas alegorias, baseadas no imaginário pagão de tradição popular medieval, assim como as pinturas de Bosch, envolviam figuras fantásticas. Os temas entrelaçavam amor, sensualidade e morte, como vemos em O cavaleiro, a moça e a morte, As três idades e a morte e A música. Baldung relacionou a morte com o perigo que ronda a vaidade e a busca de prazeres sensuais pelo homem em suas vanitas. Ele explorou o tema através da imagem da mulher nua em face da morte (popularmente representada pelo esqueleto acompanhado da foice, ver Ciclo da vida), como vemos na obra A morte e a donzela. O aspecto assustador destas obras foi o ponto explorado pela equipe de criadores de A Mansão de Quelícera, ao fazer uma "apropriação" de tais imagens para a trama do jogo.

Entre os retratos de Baldung, vemos no jogo o de Felipe – O Belicoso. Esta obra, em sua composição e no tratamento de pintura empregado, é semelhante ao Retrato de jovem rezando (verso da pintura Vaso de flores) pintada pelo seu antecessor, na região dos Países Baixos, Memling. Tal relação mostra a proximidade estilística que tinham os artistas da arte setentrional neste período (passagem do Gótico Tardio para o Maneirismo). Fugindo a esta regra, o pintor Holbein representava seus personagens ingleses com um extremo naturalismo (e objetivismo), se diferenciando do estilo continental. Essa caracterização estilística de Baldung com sua região de origem fica ainda mais evidente quando colocamos sua Obra lado a lado das pinturas de um de Dürer, de quem frequentou o atelier, em Nüremberg, entre 1502 e 1504. Diferente do seu mestre, Baldung não demonstra a menor influência classicista da arte italiana em sua obra.

 

>> National Gallery of Art. Pequena biografia e algumas obras (em inglês):
http://www.nga.gov/cgi-bin/psearch?Request=S&imageset=1&Person=1200

>> Pequena biografia do artista, bom banco de imagens e comentários sobre algumas obras (em inglês): http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/b/baldung/1/

>> Pequena biografia do artista e três obras comentadas (em espanhol):
http://www.artehistoria.com/genios/pintores/1165.htm

>> Completa lista de links para obras em museus e livros publicados sobre o artista (em português e inglês):
http://ocaiw.com/catalog/index.php?lang=pt&catalog=pitt&author=230


Atualização em 17/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




 


O Cavaleiro, a Moça e a Morte


A morte e a donzela


Felipe - o Belicoso


A Música



As três idades e a morte