Hans
Baldung Grien
(1484/5-1545), Schwäbisch Gmünd – Alemanha.
Baldung
passou a maior parte da sua vida artística na Alemanha: inicialmente
em Rhineland e a partir de 1509 em Strasbourg (atualmente localizada
em território francês), onde morreu em 1545.
No início de sua carreira, a temática religiosa foi constante,
e ele chegou a fazer retábulos
de altar. No início do século XVI, no entanto, a Alemanha
passou por um momento difícil. Sob o domínio do imperador
Carlos V, que não era alemão e pouco permanecia na Alemanha,
a região enfrentou problemas sociais, como a revolta camponesa
- inicialmente apoiada por Lutero, mas depois condenada por ele - e
a Reforma
Protestante. A Reforma reduziu significativamente o campo
de atuação social dos artistas ao proibir as imagens de
culto (ver Claustro),
mas acabou estimulando os artista a buscarem outros gêneros na
pintura. Nesse contexto, Baldung dedicou-se a fazer desenhos e pinturas
alegoricas,
assim como retratos
de nobres e burgueses
de seu entorno. Ficou claro, desde então, seu distanciamento
temático e poético da Igreja. O artista passou a manifestar
uma verdadeira fascinação pelo erótico e pelo sobrenatural.
Suas alegorias,
baseadas no imaginário pagão de tradição
popular medieval, assim como as pinturas de Bosch,
envolviam figuras fantásticas. Os temas entrelaçavam amor,
sensualidade e morte, como vemos em O
cavaleiro, a moça e a morte, As
três idades e a morte e A
música. Baldung relacionou a morte com o perigo
que ronda a vaidade e a busca de prazeres sensuais pelo homem em suas
vanitas.
Ele explorou o tema através da imagem da mulher nua em face da
morte (popularmente representada pelo esqueleto acompanhado da foice,
ver Ciclo
da vida), como vemos na obra A
morte e a donzela. O aspecto assustador destas obras
foi o ponto explorado pela equipe de criadores de A Mansão de
Quelícera, ao fazer uma "apropriação"
de tais imagens para a trama do jogo.
Entre os retratos de Baldung, vemos no jogo o de Felipe
– O Belicoso. Esta obra, em sua composição
e no tratamento de pintura empregado, é semelhante ao Retrato
de jovem rezando (verso da pintura Vaso
de flores) pintada pelo seu antecessor, na região
dos Países
Baixos, Memling.
Tal relação mostra a proximidade estilística que
tinham os artistas da arte setentrional neste período (passagem
do Gótico
Tardio para o Maneirismo).
Fugindo a esta regra, o pintor Holbein
representava seus personagens ingleses com um extremo naturalismo
(e objetivismo), se diferenciando do estilo continental. Essa caracterização
estilística de Baldung com sua região de origem fica ainda
mais evidente quando colocamos sua Obra lado a lado das pinturas de
um de Dürer,
de quem frequentou o atelier, em Nüremberg, entre 1502 e 1504.
Diferente do seu mestre, Baldung não demonstra a menor influência
classicista
da arte italiana em sua obra.
>>
National Gallery of Art. Pequena biografia e algumas obras (em inglês):
http://www.nga.gov/cgi-bin/psearch?Request=S&imageset=1&Person=1200
>> Pequena biografia do artista, bom banco
de imagens e comentários sobre algumas obras (em inglês):
http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/b/baldung/1/
>> Pequena biografia do artista e três
obras comentadas (em espanhol):
http://www.artehistoria.com/genios/pintores/1165.htm
>> Completa lista de links para obras em
museus e livros publicados sobre o artista (em português e inglês):
http://ocaiw.com/catalog/index.php?lang=pt&catalog=pitt&author=230
Atualização
em 17/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador