Os
comedores de batatas
Este
quadro pertence à primeira fase da pintura do artista, desenvolvida
na Holanda, sob influência do realismo
do artista Millet.
Van Gogh fez releituras de Millet, e também estudou desenho,
anatomia e perspectiva em Bruxelas, complementando sua formação
com leituras sobre o uso e o comportamento das cores. Nessa época,
desenhou e pintou muitas paisagens
holandesas, cenas de aldeia. Em Nuenen, pequena cidade holandesa onde
morava sua família, realizou cerca de 250 desenhos, principalmente
sobre a vida de camponeses e tecelões. Os comedores de batatas
resume esse período. Assim como os pintores realistas, ele falou
sobre a miséria e retratou a desesperança dessa gente
humilde. Ele dizia que os camponeses deviam ser pintados com suas características
rudes, sem embelezamento, ponto em que criticou e superou sua referência
primeira, Millet.
Van
Gogh salientou os traços grosseiros das mãos e das faces
dos trabalhadores da terra. Em busca de intensidade dramática,
explorou a potencialidade expressiva dos tons escuros, da luminosidade
barroca (sobre luz barroca, ver iluminação
e Despensa)
e do pincel nervoso. Tais características seriam transformadas
radicalmente a partir de sua ida a Paris, no mesmo ano.
Na carta a seu irmão Théo, quando se refere a esse trabalho,
diz: "Apliquei-me conscientemente em dar a idéia de que
estas pessoas que, sob o candeeiro, comem suas batatas com as mãos,
que levam ao prato, também lavraram a terra, e meu quadro exalta
portanto o trabalho manual e o alimento que eles próprios ganharam
tão honestamente”. Vemos aqui a consciência do conteúdo
social tratado e a preocupação do artista em ser fiel
à simplicidade dessas pessoas, não apenas mostrando a
pouca comida, mas também a escassez de recursos, tanto na casa
como nas roupas simples. Com esse sentimento verdadeiro e nada piegas
em relação aos pobres e humildes trabalhadores, van Gogh
nos faz “pensar num modo de vida totalmente diferente do nosso,
de gente civilizada".
Van Gogh realizou diversos estudos para esse quadro, pintando cerca
de quarenta cabeças de camponeses e desenhando diversas partes
da composição. Foi sua primeira pintura composta por um
grupo de personagens. Os camponeses, em torno da mesa, compõem
uma cena fraterna, mas solidária. É o retrato de uma vida
sofrida e árdua, tanto no trabalho diurno quanto no descanso
noturno. Para van Gogh, a escuridão também era cor. Ele
trabalhou as sombras com azuis que, junto ao interior pouco iluminado
pelo lampião, dão um aspecto frio ao ambiente.
Em A Mansão de Quelícera, temos a citação
(ver Apropriação)
de um fragmento desta obra, o candeeiro, que está em uma das
salinhas da Masmorra, acompanhada da Caveira
de van Gogh e da Pirâmide
de crânios de Cézanne.
>> veja a imagem no jogo
Atualização
em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador